quarta-feira, 29 de julho de 2015

Relacionamento Familiar

Mais do que entre marido e mulher o relacionamento familiar se faz entre pais, filhos, avós e irmãos.
Às vezes existem muitas coisas que precisam ser conversadas entre os familiares, e principalmente entre pais e filhos, mas que infelizmente não são possíveis, porque não há diálogo.
O que prejudica o relacionamento familiar é a falta de paciência, compreensão e respeito de ambas as partes.
É necessário refletir sobre o que acontece dentro da família, sem se ofender, numa tentativa de melhorar as situações cotidianas, normais da vida.
Se os relacionamentos são difíceis na sua família, não demorará muito e não vão querer ficar mais perto uns dos outros nem por dois dias e isto será muito triste.
Talvez a infância dos adultos não tenha sido fácil, perdendo um pai cedo, ou tendo uma mãe  protetora demais ou com mais afinidade com um irmão; tudo isso vem marcado e inconscientemente é transferido para outras pessoas, áreas e épocas da vida.
E é triste quando o relacionamento com os avós também não é bom.
Isso acontece quando os avós ou pais não respeitam as ideias dos outros membros da família, o jeito de ser de cada um, as vontades, os espaços, os objetos. Podendo este tipo de comportamento se repetir de geração para geração.
Há diferenças também, no tratamento de um em relação ao tratamento de outro membro da família; por exemplo, para alguns ninguém dá conselhos, porque saem de casa cedo e vão fazer a sua própria vida; com outros, há uma afinidade maior, e fica mais fácil a convivência, há compreensão de ambos os lados; com os que têm mais problemas, são mais frágeis e precisam imensamente dos pais há um domínio sobre eles; os independentes que não precisam de nada são cobrados constantemente.
Estas diferenças acabam incomodando a todos.
No entanto, pais e filhos podem ter uma relação muito boa até o fim da vida se houver RESPEITO, não só da parte dos filhos para com os pais mas também dos pais para com os filhos.
Os pais tem um papel muito importante e fundamental na vida dos filhos, mas a partir de um certo momento na vida esta HIERARQUIA tem que desaparecer e ficar o companheirismo, a amizade, o amor e o respeito entre eles. Os pais não precisam passar a vida inteira ensinando e os filhos a vida inteira obedecendo. Chega um momento que eles se equiparam e podem ser AMIGOS.
Por isso o relacionamento entre pais autoritários e seus filhos não dá certo, porque mesmo depois de adultos os pais querem continuar "mandando" e querem que seus filhos continuem "obedecendo".
É normal, e até saudável que os filhos não queiram e não obedeçam, porque já tem suas próprias vidas e precisam vivê-las.
Graças aos ensinamentos, a formação e condições que os pais, na maioria das vezes dão, estes podem formar um lar estável, ter um emprego digno e viver felizes.
Então o que conta de verdade é aquilo que os pais podem fazer durante a formação de seus filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário